19/11/2017

Das Infinitas Possibilidades de Configurações de um Objeto


Forma: hexágonos mágicos, imagem colhida na web

fita de Moebius ....Os Bichos, de Lygia Clack....eu só não sabia que um hexágono fosse reconfigurável: pensei que resultasse no máximo numaRe colméia: pensei mínimo   estreito

... das infinitas possibilidades de reconfigurações das coisas:


... fiquei impressionadissimo com o documentário de Luis Grossi sobre ela: aquilo deveria passar em toda escola....não tinha a menor noção da existência de Grossi, e muito menos deste personagem que me tocou: Dona Virgilina...aliás, lembra o nome do meu pai: Virgino, assim como ela, preso ao local onde nasceu viveu criou os filhos: nós...

... ela começou a morrer quando o seu rancho caiu ou, como dizem, foi derrubado por maldade por maldade praticada contra anciãos....

... o filme me chamou a atenção pela não superação da perda da sua morada na roça e, pelo que me contaram, não adiantaria terem erguido o seu rancho, pois quem o derrubou o derrubaria de novo...então perguntei-me: o que restou daquele rancho que pudesse gerar alguma coisa que animasse Dona Virgilina, spin agricultora, humana....

....identifiquei-me de forma profunda com aquele personagem que, com sua história, falou da resilência = reconfiguração diante da perda....


....... que nem cobra que se refaz do fragmento que restou ou morremos que nem a Dona Virgilina, la de Paraúna: que história triste: nonagenária,  analfabeta mas sábia, ela amava o rancho onde morava....e amava o mundo que era a extensão do seu casebre: quando a seca chegava ela secava = entristecia.


... quanto a mim, o que restou que possa servir de semente para a construção de uma nova colméia = rizoma

... o fim do espaço de Dona Virgilina está para a morte assim como o furto dos meus mensários pelo Coringa está para meu desencanto...

... morreu o meu encanto pelo Coringa assim como morreu Dona Virgilina: o que restou que possa ser reconfigurável até virar casa

... no momento são 7.41: qual o ponto zero do qual posso partir....

.... qual o ponto zero que faltou a Dona Virgilina

??????

.... ponto zero = semente ....

... estamos falando de força

... libido...

.. estamos falando de energia, a vibração que faltou a Dona Virgilina, lá de Paraúna....

... mesmo que eu tivesse conhecido Dona Virgilina em vida, nada eu poderia fazer, pois haveria oposição de quem derrubou seu rancho: algum filho que ela gerou impediria o renascimento da mãe....

... por falar nisso, preciso ligar para minha mãe.... o que será:

... a foto maldita

?????

ah sim, a única coisa que restou dos meus mensários destruidos pelo Coringa: um print da minha nudez...

.... agora me lembro: no documentário a Dona Virgilina aparece com uma roupa transparente que mostra a sua nudez: foi isso que provocou o ódio por parte de seus parentes...ah sim  ...o ódio à liberdade...

...agora sei .... agora entendo o Coringa : o ódio à liberdade do outro ....

... no momento são 7. 54 h: me deu branco: vou ali... mas eu volto...talvez não volte....

.... no momento são 8.33














Em tempo: lembrei-me....

...quando me deu branco eu estava pensando sobre outro personagem que teve negado, por preconceito, seu espaço...aos poucos lembrei-me: Estamira

...sempre o grupo familiar que, com seu intuito de cuidar, DEScuida...

Entrevista segundo Estamira

https://www.opopular.com.br/editorias/magazine/goi%C3%A2nia-ouro-recebe-mon%C3%B3logo-estamira-beira-do-mundo-1.304322

Em tempo2: esqueci de dizer que comecei escrevendo este post face devido ao feedback de Cristiano Novais, spin filósofo spinozista, humano.

https://www.facebook.com/cristiano.novaesderezende/posts/10214969672258350?notif_id=1511059002999235&notif_t=story_reshare

Atualização - 20/11/2017

...dizem que, diante de um problema aparente sem solução, devemos transferi-lo a um tal Deus Ex Machina...não sei que Entidade é esta - Exu Giramundo
??????

...sim, não sei, no entanto joguei o problema para ele....e a resposta me veio através de um sonho sobre o método 1-2-3

será
?????

... já falei tanto da necessidade de vivermos tais códigos que estou sem vontade de repetir a ladainha....

momento forma:

Forma: os números 1, 2, e 3 representados nessas cascas de pequi, foto autorizada pelo spin vendedor ali na avenida Anhanguera com a Rua 3 - Centro - Goiânia - Rio Meia Ponte

...três imagens, cada uma marcada com um significado:
1- espiritualidade: ficar a sós consigo mesmo
2- sexualidade
3- sociabilidade
...quando tais códigos são negados aos habitantes da cidade-estado, se instala o estado guernica do ser, ou seja, o caos.
Na imagem das cascas de pequi, o bode é representado pelo 4, ou seja, a casca de pequi de 4 caroços.

momento conhecimento

Sobre Deus Ex Machina

"(...)

Deus Ex Machina é um recurso de construção de narrativas tão antigo quanto a própria ficção. Para compreendermos o que ele é, vamos voltar alguns séculos no passado, até a antiga Grécia, para sabermos um pouco mais sobre o teatro grego. Nessas peças, era comum que a trama fosse ficando cada vez mais enrolada, até que, chegando nos minutos finais, um ator interpretando um deus literalmente era abaixado no palco através de uma espécie de guindaste e, com seus poderes e sabedoria divina, solucionava todos os problemas.
A expressão latina Deus ex machina vem do grego e significa “Deus surgindo da máquina”, uma referência a essa prática das peças gregas. 
Valeu pela aula de etimologia e história, mas eu ainda não entendi o que é isso tudo. - Leitor frustrado com a explicação
Vamos à definição atual então:
Deus Ex Machina é uma força externa que resolve um problema aparentemente insolúvel de um modo extremamente improvável (e, geralmente, anticlímax). - (...)"

segue link para texto na integra

http://www.nintendoblast.com.br/2011/07/deus-ex-machina-prejudicando-historias.html?m=1

Isso também: ainda no momento conhecimento...
... sobre Deus Ex Machina

http://www.projetoxpodcast.com.br/coluna-deus-ex-machina-o-conceito


Do dicionário de latim:


deus ex machina

Significado de deus ex machina

Um deus por meio de uma máquina. Expediente da tragédia grega (e romana) para solucionar casos complicados, o qual fazia de súbito aparecer um deus para explicar como se devia proceder naquele embaraço. Emprega-se a locução para designar um fim forçado: Quando o autor não sabe resolver a situação que criou, interpõe um deus ex machina.
Tags relativos ao tema (re) configuração: deus ex machina,  theremim, colméia, rizoma, caminhos, sincronicidade, giramundo,  hexágono, randômico, plasticidade, configuração, reconfiguração, gengibre, bananeira, samambaia, batata, acaso, incerteza, tecelagem, teia, conversas, deriva, situacionismo, imitação, nioísmo, Moebius: Os Bichos, de Lygia Clarck

https://www.dicio.com.br/randomico/


Link para a imagemque ilustra o post

Forma: hexágonos mágicos (in: Blog de Matemática Criativa  http://recreamat.blogs.sapo.pt/tag/hex%C3%A1gono+regular)



Nenhum comentário: